terça-feira, 18 de abril de 2017

E o pensamento lá em vocês!

Boa noite, viajantes!

Sai correndo da última vez para não perder o cineminha com o marido! E aproveito para dizer que quem gosta daqueles filmes estilo "baseado em fatos reais (sqn)", como diz minha amiga Mila, não deixem de assistir Velozes e Furiosos 8! Tem mentira pra todos os gostos e tamanhos! Dei muita risada! 😂😂😂 Vocês devem estar pensando: Isso é um blog de viagem ou de cinema? 😶 Foco, Jojoba, foco!
...

Parei rapidinho de fazer uns prazos para conversar um pouquinho, já que, enquanto trabalhava, meu pensamento estava aqui com vocês. Não adianta trabalhar sem concentração, então nada melhor que uma pausa produtiva!

Vamos lá. No post anterior conversamos sobre como iniciei minha viagem. Escolhi Paris como ponto principal (aquela minha louca paixão pelo Louvre), e inclui Barcelona por ter sido umas das cidades que gostaria de conhecer, com preços mais baratos de ida e volta. Falamos também sobre a importância do seguro saúde, de forma superficial (prometo que farei em breve um post completo sobre tudo o que vocês precisam saber sobre esse item importantíssimo de sua viagem).

Como já falei no post anterior, minhas passagens foram compradas com saída em 19.12.2016 e chegada em 10.01.2017 (22 dias). Foram 20 dias na Europa, e 02 dias que conto como deslocamento. Como eu ia passar Natal e Réveillon no exterior, essas datas precisavam ser bem delineadas para que eu pudesse aproveitar também essas festas através dos olhos de outra cultura. A minha paixão por Paris, me fez decidir passar o Natal na cidade Luz. Só ficava imaginando todas aquelas luzes de natal na Champs-Élysées e foi tudo como eu imaginei: MÁ -GI - CO!!!!! Como eu chegava por Barcelona (fico devendo também umas dicas sobre a imigração), escolhi passar 3 dias/4noites por lá (20, 21, 22 e 23), já que cheguei na Espanha no dia 20 pela manhã, pude aproveitar o dia.

Admito que Barcelona merece mais 1 ou 2 dias, mas pude conhecer tudo o que gostaria, sem correria ou agonia. Então, se vocês não tiverem muito tempo e quiserem conhecer essa belíssima cidade, em 03 dias, dá para sentir a energia dos catalães e ficar com aquele gostinho de quero mais para as próximas viagens! 

Eu havia decidido que queria fazer pelo menos um trecho de trem. Desde final de 2013, existe um Trem TGV (trem de alta velocidade) saindo de Barcelona direto para Paris, numa viagem de 6.25h. Não pensei duas vezes e digo mais: foi PERFEITO!!! Que viagem gostosa, tranquila, com paisagens lindas e aquele balancinho que parece uma canção de ninar! Não deixem de aproveitar essas oportunidades! Lógico que, como passei muitos dias viajando, pude aumentar um pouquinho meu tempo de deslocamento e utilizá-lo a meu favor. Comprei minhas passagens através do site da Raileurope, e paranoica que estava por conta de ser a primeira viagem para o exterior, comprei praticamente no mesmo dia em que as passagens ficaram disponíveis para venda na data escolhida (existe uma ferramenta no site que avisa por email que as passagens já estão à venda, caso sua pesquisa indique que ainda não há tickets disponíveis)

Meu roteiro estava montado então da seguinte forma: 20, 21 e 22 em Barcelona; 23.12 deslocamento de TGV até Paris, onde ficaria por 6 dias/ 7 noites (23, 24, 25, 26, 27, 28 e 29). Nesse ponto, eu precisava decidir onde passaria réveillon e mais um destino para finalizar o roteiro, antes de retornar a Barcelona e voltar ao Brasil.

Meu marido me ajudou nessa tarefa (afinal, o coitado ainda não havia escolhido nada!), e pesquisou sobre os melhores locais para passar réveillon na Europa. Ele escolheu Roma (29, 30, 31, 01, 02 e 03), leu sobre fogos no Coliseu e pessoas na rua. Eu amei a idéia!!!! Eu tenho uma grande amiga que havia viajado para Roma e Berlin e me disse que eu precisava conhecer essas cidades. Por ironia do destino (ou não), já adianto que minha quarta cidade foi justamente Berlin (03, 04, 05, 06, 07 e 08)! No dia 08, peguei um voo e retornei para Barcelona, passando mais 1 dia por lá. Peguei meu voo de volta ao Brasil no dia 09.01.17, e pousei em terras tupis no dia 10.01.2017.

Vocês lembram quando eu falei sobre aquele ditado da casa do ferreiro, espeto de pau? Pois é, já perceberam que eu dei a maior volta pelo continente europeu né? Sai de Barcelona, subi para Paris, desci para Roma, e subi me afastando ainda mais do ponto de partida (e de saída também), até Berlin! Por favor, não façam isso (ou façam, não me arrependo de jeito nenhum! hahaha), caso queiram fazer uma viagem econômica. Eu economizei em várias outras coisas, mas admito que deslocamento não foi uma delas... 

Os outros trechos internos (Paris - Roma; Roma - Berlin e Berlin - Barcelona) foram feitos de avião. É verdade que as passagens comparadas aos trechos no Brasil são muuuuuuuito baratas, mas nem sempre é assim. Além disso, as passagens em conta mesmo são aquelas que não dão direito a despachar mala, ou seja, se seu tipo de viagem for econômica, vocês precisam viajar com uma mala ou mochila de tamanho e peso permitidos como bagagem de mão. As dimensões variam de companhia aérea para companhia aérea, mas em geral as bagagens precisam ter 55cmx40cmx20cm e peso que varia entre 08 e 10kg.

Pessoal, esse é o tamanho completo com rodinha e tudo, e não tem essa de poder entrar com a mala e a bolsa não! É apenas 1 volume! Então testem com tudo dentro, nada de testar com a mala vazia e depois lotar a coitada, deixando-a gordinha. Se não passar no medidor (um box de metal onde se coloca a mala e ela precisa encaixar TODA dentro), vai ter que despachar a bagagem no balcão de embargue e aí bye bye vários euros.

Bom, viajar com uma mala nesse tamanho é sim possível. Eu mesma viajei por todos esses dias, com apenas 1 malinha, e meu esposo com outra malinha. Não despachamos em nenhum trecho e fomos felizes! Lógico que precisei lavar roupas e fomos no inverno, o que facilita muuuuuuuito já que praticamente só ficamos de casacos o tempo todo! Prometo contar essa mágica em breve! 

Algumas companhias aéreas, como a easyjet, não exigem peso! Eu decidi viajar somente por ela, já que estava ficando louca pesando a mala e jamais atingindo menos que 16kg!!! Andem sempre com uma balancinha de mão, super útil! Pequenininha, cabe até no bolso da roupa! 

Acho que já falei demais! E preciso voltar para meus lindos prazos processuais que me aguardam. Tem também meu filho de 4 patas que está querendo brincar e o marido que já me perguntou mil vezes se podemos assistir a um filminho na TV (já perceberam que filme é com a gente mesmo, né?!)

Quero saber também quais os roteiros que vocês estão organizando! No próximo post, conto como reservei as hospedagens de cada local; a escolha pela companhia aérea low cost para os trechos de avião e as compras dos euros! Não se preocupem que também contarei meu roteiro em cada uma das cidades escolhidas.

Beijos!

Jojoba Viajante.

Ps: Fico devendo a foto no fim do post!


 



2 comentários:

  1. Você postando, só atiçando minha vontade de viajar!!! Heheheh Saudades, Paris Milla

    PS: fiquei emocionada de estar no seu texto kkkkkkk mesmo que seja pelos meus comentários bestas

    ResponderExcluir
  2. Own! Adoro suas besteiras (combinam com as minhas hahahah), sua companhia e sua amizade! Obrigada por tudo! Beijos 😘

    ResponderExcluir